Macha do de Einstein
/
Kid Rock: Um ícone do Rock, Hip Hop, Southern Rock, Rap, Metal Country... E por aí vai!

Kid Rock: Um ícone do Rock, Hip Hop, Southern Rock, Rap, Metal Country... E por aí vai!

  • 01.04.2018
  • por João Marcello

Robert james Ritchie nasceu em 17 de janeiro de 1971, em Romeo, Michigan, uma pequena cidade rural ao norte da área metropolitana de Detroit. Seu pai , com o qual tinha frequentes desentendimentos, era proprietário de uma concessionária de veículos. Mas a rebeldia nata, aliada ao gosto musical dos pais ( cresceu ao som de Creedence, Bob Seger , etc.) acabou por forjar um dos artistas mais versáteis do cenário Rock americano. Quando jovem, desenvolveu gosto pelo Rap e Hip Hop, e influenciado pela onda do Break Music dos anos 80 (quem viveu esta época lembra bem!) começou a se apresentar em casas noturnas e festas nos arredores de Detroit, criando aos poucos uma reputação do meio. Conseguindo seu primeiro contrato com uma gravadora em 1990, não obteve grande alcance fora de sua região com seu disco de lançamento , Grits Sandwichs for Breakfast, o mesmo se sucedendo com os dois outros trabalhos em seguida. Incansável e não se deixando abater pelo aparente fracasso, pegou U$ 8.500 com seu pai emprestado, e fundou sua própria gravadora , a Top Dog, lançando por conta própria Early Morning Stoned Pimp, em 1996. Foi o bastante para atrair a atenção de um grande selo, a Atlantic, e aí sua vida artística daria uma grande guinada? Com o lançamento de Devil without a cause, Ritchie foi catapultado ao sucesso, vendendo mais de 14 milhoes de cópias, com hits como Bawitdaba e Cowboy bombando nas rádios e MTV. Em 2000 lançou The History of Rock, com versões remasterizadas e remixadas de músicas previamente lançadas , assim como o hit American bad ass.

Nos trabalhos seguintes, mostrou sua versatilidade e o sangue sulista americano , passando pelo rock com pitadas de blues e country. A parceria com a cantora Sheryl Crow na canção Picture lhe rendeu um fenomenal # 4 nas 100 mais tocadas na parada americana, fato até então inédito para uma canção no estilo country. Em 2003 lançou Kid Rock, seguido pelo albúm ao vivo Live Trucker, ambos com declínio de vendas após os sucessos anteriores. Mas o velho Kid não desiste nunca , e com Rock and Roll Jesus em 2007 (sim senhores , se auto proclamou o Jesus do Rock!), voltou as paradas com All summer long, chegando ao #1 das paradas em oito países da Europa e Australia. Em 2008 Kid resolveu se render ao country, lançando Born Free, seu primeiro album, digamos light, sem os tradicionais palavrões e blasfêmias...Os álbuns seguintes foram Rebel Soul (2012), First Kiss (2015). e Sweet Southern Sugar (2017). Particularmente, gosto muito do trabalho de Kid Rock.

A mescla de Hip Hop, Metal e Rock raíz americano criou um gênero quase que único , uma assinatura de sua obra. Confira diversos sucessos de Kid na Boteco do Bira Rock Station!! Enjoy!

---------------------Publicidade-----------------------

CCAA Cabo Frio